09 Março 2023, 02:06

Açores/Sismos: BE pede “solidariedade de toda a República” com a ilha de São Jorge

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Lisboa, 16 mar 2022 (Lusa) — A coordenadora do BE, Catarina Martins, pediu hoje “solidariedade de toda a República” para com a ilha açoriana de São Jorge, que está há vários dias a ser abalada por uma crise sismovulcânica.


“É preciso apoiar, é preciso solidariedade de toda a República para com os Açores, para com a ilha de São Jorge”, disse Catarina Martins, à margem de um encontro sobre políticas para o envelhecimento, em Lisboa.


A coordenadora bloquista acrescentou que é necessária a “maior prontidão” e que “não falte nenhum meio à Proteção Civil”.


Catarina Martins pediu também que “seja possível, no meio dessa incerteza e insegurança, manter a tranquilidade e seguir as indicações” das autoridades.


São Jorge contabilizou cerca de 12.700 sismos desde o início desta crise, em 19 de março, mais do dobro de todos os sismos registados no arquipélago desde 2021.


A ilha está com o nível de alerta vulcânico V4, de um total de cinco níveis, o que significa “possibilidade real de erupção”.


O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou hoje que os meios de Portugal continental disponibilizados pela Cruz Vermelha, entre os quais camas e colchões, chegam a São Jorge no domingo, transportados pela Força Aérea.


Além disso, a ilha do Grupo Central dos Açores receberá um reforço de 11 elementos da PSP que ficarão em permanência em São Jorge, acrescentou o governante.


O Plano Regional de Emergência da Proteção Civil dos Açores e os planos de emergência municipais dos dois concelhos da ilha (Velas e Calheta) foram também ativados na quarta-feira.


Cerca de 1.250 pessoas já abandonaram São Jorge, nos Açores, por via marítima e aérea, desde o início da crise sísmica.


Segundo os dados provisórios dos Censos 2021, a ilha de São Jorge tem 8.373 habitantes, dos quais 4.936 no concelho de Velas e 3.437 no concelho da Calheta.


A crise sismovulcânica em São Jorge iniciou-se às 16:05 de dia 19, tendo o sismo mais energético ocorrido nesse mesmo dia às 18:41 com uma magnitude de 3,3 na escala de Richter, mas sem provocar danos.



AFE (PC/CYB) //CFF


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário