08 Dezembro 2022, 01:49

Açores sob aviso amarelo na sexta-feira por causa da chuva forte e trovoada

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



As nove ilhas dos Açores vão estar, na sexta-feira, sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva, por vezes forte, e trovoada, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o mau tempo deverá começar por afetar as ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) e ocidental (Flores e Corvo).

O IPMA emitiu aviso amarelo para o grupo central entre as 00:00 locais (01:00 em Lisboa) e as 12:00 de sexta-feira, tendo em conta as previsões de precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada.

Para o grupo ocidental, o aviso amarelo vai estar ativo entre as 00:00 e as 09:00 de sexta-feira.

No grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo vigora entre as 12:00 e as 21:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo corresponde a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

A passagem de uma superfície frontal fria provocará este agravamento do estado do tempo em todas as ilhas.

Na sequência do aviso meteorológico, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores aconselha que sejam tomadas medidas de autoproteção para estas situações meteorológicas.

A Proteção Civil recomenda, entre outras medidas, que a população consolide telhados, portas e janelas e mantenha limpos os sistemas de drenagem, bem como, os adjacentes às residências e que sejam guardados os objetos soltos do jardim.

“Não circule sem necessidade. Pode atrapalhar a circulação das forças de segurança e colocar em risco a sua segurança, nomeadamente, cair em buracos ocultados por lençóis de água”, alerta ainda.

Caso tenha “conhecimento de uma situação que possa provocar danos, alerte as autoridades competentes”, recomenda também o Serviço Regional de Proteção Civil.

Tags

Sem comentários

deixar um comentário