11 Agosto 2022, 06:51

ADC Santa Isabel procura dar resposta às lacunas da comunidade

Filipa Júlio Administrator

Associação Desportiva e Cultural de Santa Isabel
Canelas

 A ADC Santa Isabel está prestes a completar 100 anos e representa um modelo muito comum em Gaia: a coletividade enquanto elemento central no acesso da população ao conhecimento, independentemente da sua condição social, e um lugar eclético de encontro com o outro e, consequentemente, com o mundo.

 

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



Criada em 1926, tem na base a atividade cultural e o apoio aos mais desfavorecidos, vetores em torno dos quais cresceu e evoluiu como um organismo vivo e aberto à comunidade.

Teatro, Ténis de Mesa, Andebol feminino (das primeiras instituições a contemplar o género) foram algumas das atividades surgidas ao longo do tempo. Atualmente, outros são os projetos que se cruzam no edifício situado na rua Maestro Cesário Costa, nas traseiras da Escola Secundária de Canelas: o projeto «Sim, Somos Capazes», uma equipa de corrida «Trail and Running», a Dádiva de Sangue, o Rancho Folclórico, a Academia Sénior, o Futsal em todos os escalões e, mais recentemente, uma equipa de voleibol feminino, gerada a partir do desporto escolar do Agrupamento de Canelas.

Promoção da atividade física nas escolinhas

“Todas as semanas mobilizamos cerca de 400 pessoas, em torno de alguma atividade associada ao Santa Isabel. Somos muito mais do que um clube. Somos uma associação que intervém na comunidade, de um modo transversal, na área do desporto, da cultura e social”, sublinha, ao Mundo Atual, o presidente João Paulo Silva, empossado há três meses.

De acordo com o professor, tudo o que surge de novo no Santa Isabel responde a alguma lacuna identificada na comunidade: “Não nos prendemos a uma atividade apenas. Questionamos as necessidades da comunidade e procuramos soluções”.

Antes da pandemia, a ADC Santa Isabel movimentava perto de 150 atletas e chegou a ostentar a bandeira de “clube com o maior número de praticantes de futsal no distrito do Porto”, segundo o dirigente.

O confinamento reduziu os números, mas a retoma já começou: atualmente, cifra-se em 110.

É expectável que, no próximo ano, o voleibol possa reunir um número semelhante de praticantes, e que desenvolva todos os escalões.

Numa lógica comunitária, a associação dá uso ao pavilhão da Escola, fora dos horários letivos, e os vários projetos acabam por juntar-se, regularmente, em atividades conjuntas.

“Queremos juntar as pessoas, com as suas diferenças, fazer que deixem de ser ilhas isoladas, ou que pelo menos se sintam parte de um arquipélago, ou seja, de algo maior. É dessa forma que esperamos criar uma verdadeira identidade, a identidade da ADC Santa Isabel”, conclui João Paulo Silva.

Articulação entre todos os escalões de formação no Futsal

NOME DO CLUBE: Associação Desportiva e Cultural de Santa Isabel

FREGUESIA: Canelas

ANO DE FUNDAÇÃO: 1926

MODALIDADES:Futsal, Voleibol, Trail & Running

OUTRAS: Academia Sénior, Rancho Folclórico, Sim Somos Capazes, Dádiva de Sangue

SEDE: Canelas

PAVILHÃO: Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Canelas

NÚMERO DE ATLETAS: 165

MELHORES CLASSIFICAÇÕES: Campeão da Divisão de Honra de Futsal da AFP 2021/2022

Campeão da Divisão de Honra de Futsal da AFP 2021/2022

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

Sem comentários

deixar um comentário