03 Julho 2022, 19:00

Amarante: Igreja e Claustro do Convento de São Gonçalo reabriram ao público

mundoatual AdministratorKeymaster

A Igreja e o Claustro do Convento de São Gonçalo, em Amarante, reabriram ao público no dia de São Gonçalo, após a conclusão das obras de requalificação.

“Hoje, 10 de janeiro, é um dia simbólico, pois é o dia litúrgico de São Gonçalo e começa a contagem decrescente para os 500 anos da igreja, ficam a faltar 18 anos”, começou por dizer o padre José Manuel Ferreira, na cerimónia de inauguração.

Realizado com o resultado da empreitada, acrescenta que “este é um momento de grande contentamento pelo trabalho de comunhão realizado, do sentido de missão e compromisso assumidos para levar a cabo tal empreitada”.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



O presidente da Câmara também não escondeu a satisfação de ver o Monumento reaberto no dia do santo padroeiro.

“Este é um momento histórico para Amarante e, estou certo, um motivo de grande orgulho para os Amarantinos”, evidenciou José Luís Gaspar.

“A partir de hoje conseguiremos ver pormenores que nunca tínhamos reparado na nossa igreja. O conjunto arquitetónico do Mosteiro de S. Gonçalo e da Ponte são o «postal» de Amarante. O nosso maior e mais importante cartão-de-visita. Aquele que fica na memória de cada pessoa que nos visita”, destacou.

Durante 16 meses foram resolvidos os problemas com infiltração de águas pluviais e das térmitas, atualizada a infraestrutura elétrica, de iluminação e áudio, e recuperado o recheio artístico, o que representou um investimento de mais de dois milhões de euros.

“Uma intervenção de grande impacto conservativo, global, pensada e projetada para o imóvel no seu todo, desde a Igreja aos espaços complementares, que foram requalificados e revitalizados”, pode ler-se na nota da autarquia.

Sem comentários

deixar um comentário