04 Julho 2022, 07:49

Amarante vai ter Balcões SNS24 em Ansiães e Gondar

Mundo Atual Administrator

O município de Amarante, em parceria com o ACES Baixo Tâmega, prepara-se para instalar Balcões SNS24 nas freguesias de Ansiães e Gondar de forma a criar condições de maior proximidade e reduzir as barreiras no tratamento digital de documentos, mas também facilitar e promover o acesso aos serviços de telessaúde.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



Devido ao contexto pandémico, Ansiães e Gondar são as freguesias piloto a receber o Balcão SNS24, mas este será instalado também nas restantes freguesias de Amarante que demonstraram interesse em ter este serviço.
Marcar consultas, realizar teleconsultas, aceder ao resultado de exames, guias de tratamento, medicação crónica, ou pedir isenção de taxas moderadoras são alguns dos serviços que o Balcão SNS24 vai prestar libertando, assim, os Centros de Saúde.
De acordo com Jorge Ricardo, vereador do pelouro da Saúde e da Coesão Social da autarquia famalicense “a escolha das freguesias que vão receber os primeiros Balcões SNS24 teve por base a questão geográfica, no caso de Ansiães, e o facto de Gondar ter um Espaço Cidadão que garante, desde logo, que os recursos necessários para o seu funcionamento já estão disponíveis”.
No entanto, assim que seja oportuno, “outras freguesias irão ter este serviço”, uma vez que já foram várias as “que demonstraram essa vontade”, explica. Desta forma “descentralizam-se os serviços de saúde e presta-se uma resposta de proximidade ao cidadão num território tão extenso e diverso como Amarante”, sendo que, oportunamente, “o ACeS irá disponibilizar a formação necessária para a consequente abertura destes dois Balcões SNS24″, conclui.

Tags

Sem comentários

deixar um comentário