08 Outubro 2022, 11:31

Aumento de 75 pontos base nos juros não é a norma – Lagarde

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Frankfurt, 08 set 2022 (Lusa) — A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que o aumento histórico de 75 pontos base nas taxas de juros decidido hoje não é a “norma”, mas salientou que a avaliação será reunião a reunião.


Em conferência de imprensa após o anúncio do BCE, quando questionada sobre a eventual repetição de aumentos das taxas de juro da magnitude de hoje nas próximas reuniões, Lagarde disse que a subida “não é a norma”, mas reforçou que a decisão será feita consoante os dados disponíveis, explicando que a instituição irá continuar a subir os juros.


O BCE anunciou que decidiu aumentar em 75 pontos base as suas três taxas de juro diretoras, o segundo aumento consecutivo e a maior subida do banco.


Segundo Lagarde, a decisão foi tomada de forma unânime pelo Conselho de Governadores.


“Na verdade, tomámos a decisão hoje de que iríamos continuar a aumentar as taxas de juros porque acreditamos que estão longe da taxa em que esperamos ver a inflação retornar à meta de 2% de médio prazo”, disse.


A presidente do BCE admitiu ainda que a instituição fez “erros de previsão” sobre a evolução da inflação.


“Cometemos erros de previsão, assim como todas as instituições, como fez a maioria dos economistas”, disse, assumindo “a culpa” por ser a líder a instituição.



AAT // CSJ


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário