23 Janeiro 2022, 11:50

Autoridade Marítima alerta para agravamento do estado do mar no grupo no grupo Central dos Açores

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

A Capitania do Porto da Horta alertou esta tarde para o agravamento da agitação marítima nas ilhas do grupo Central, dos Açores, a partir da tarde de terça-feira, com ondas que poderão chegar aos sete metros.

“A agitação marítima, de sudoeste, poderá atingir valores da ordem dos 7 metros de altura significativa a partir da tarde do dia 28 de dezembro”, informa a Autoridade Marítima num comunicado emitido ao início desta tarde.

Num outro comunicado emitido ao final da manhã de hoje Autoridade Marítima já tinha também alertado para o agravamento do estado do mar nas ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) com ondas que poderão chegar aos “sete metros de altura”, a partir da madrugada de segunda-feira.

Em ambos os comunicados a Autoridade Marítima alerta que a comunidade marítima deve adotar medidas de prevenção e proteção, evitando as áreas de maior exposição à ondulação, verificando e reforçando a amarração, ou preferencialmente, varando em lugar seguro as suas embarcações.

“A população em geral deve privar-se de frequentar a orla costeira, em especial as áreas mais expostas à agitação marítima”, lê-se ainda.

Quando “na proximidade da orla marítima, deverá manter-se uma atitude de permanente vigilância e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, acrescenta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) por causa das previsões de vento, direção de oeste, rodando para sudoeste, entre as 11h42 de hoje e as 09h00 de segunda-feira.

Foi ainda emitido aviso amarelo para aquelas duas ilhas açorianas por causa da agitação marítima, ondas de sudoeste de seis a sete metros, entre as 00h00 de segunda-feira e as 00h00 de terça-feira.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para as ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) por causa do vento, direção de sudoeste entre as 11h42 de hoje e as 09h00 de segunda-feira.

Aquelas cinco ilhas estão também com aviso amarelo de agitação marítima, ondas de oeste de seis a sete metros, entre as 00h00 de segunda-feira e as 00h00 de terça-feira.

O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Sem comentários

deixar um comentário