11 Agosto 2022, 11:24

Azulejo é «protagonista» do mês de maio em Ovar

mundoatual AdministratorKeymaster

Ovar está a organizar o «MAIO DO AZULEJO», um evento que se destina à promoção da «Cidade-Museu Vivo do Azulejo» e “valorização do património”.

Durante todo o mês, o azulejo será «protagonista» de um programa diversificado, inclusivo e estruturado de acordo com o contexto e as necessidades atuais.

“Para além da possibilidade de visitas orientadas a qualquer hora e dia, de modo autónomo, destaca-se a aposta na experimentação, a oferta de atividades ao ar livre, a apresentação de novas formas de reinventar e explorar o tema «azulejo» e a valorização de espaços emblemáticos da Cidade, através das artes performativas”, informou a Câmara de Ovar.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



O programa teve início com a inauguração da exposição «À Margem de Certa Maneira» de Manuela Pimentel e um dos grandes destaques desta edição é a celebração do Dia Nacional do Azulejo, na próxima quinta-feira, 6 de maio.

A Igreja Matriz de Válega, uma das referências da azulejaria portuguesa, será palco de um concerto com Rita Redshoes e Bruno Santos que será transmitido em direto nas redes sociais do Município e da Turismo Centro de Portugal.

De acordo com a autarquia, outra novidade são as visitas guiadas à «Rua do Azulejo» e as oficinas de pintura, agora também preparadas e adaptadas para públicos com necessidades especiais.

“Nos dias 8 e 30 de maio, a atividade será acompanhada por um intérprete profissional, especializado em Língua Gestual e, durante todo o mês, com marcação prévia, está preparada uma visita para cegos”, pode ler-se na nota.

O projeto «CLICK» voltará a realizar-se em 2021 e propõe, através de um «raide» fotográfico, a descoberta do património azulejar e arquitetónico da freguesia de S. João de Ovar.

No último fim de semana do mês, 28, 29 e 30 de maio, o programa do evento visa o incentivo à vista à cidade de Ovar e à dinamização da economia local.

“Espaços emblemáticos da cidade serão transformados em palcos que contarão com a presença do grupo «Segue-me à Capela», dedicado à música tradicional portuguesa e que integrará um coro composto por elementos da comunidade local, como Jorge Fernando, nome incontornável do fado e da música portuguesa, um grupo de fadistas locais apresentará um momento especial de «Concertos à Janela» e, por fim, Gisela João trará a Ovar o seu último álbum «AuRora», refere o comunicado.

 

Sem comentários

deixar um comentário