26 Janeiro 2022, 14:34

Biden promete que ajuda federal continuará a chegar às vítimas dos tornados nos EUA

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Dawson Springs, 15 dez 2021 (Lusa) — O presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu hoje durante uma visita a duas cidades do Kentucky, devastadas por tornados na sexta-feira, que a ajuda federal vai continuar a chegar aos habitantes daquele Estado.


“Farei o que for preciso e enquanto for preciso para apoiar o vosso Estado e os vossos líderes locais enquanto recuperam e reconstroem. E vocês vão recuperar e reconstruir”, afirmou o presidente dos EUA em visita ao Kentucky, o estado mais afetado pelas tempestades.


Biden observou no local a devastação que tornou irreconhecíveis as cidades de Dawson Springs e Mayfield, onde tentou reconfortar os desalojados, e apelou à união de esforços afirmando que este tipo de tragédia “ou une as pessoas, ou as separa”.


“Não há tornados vermelhos e tornados azuis”, disse o presidente dos EUA, referindo-se às cores identificadoras de republicanos e democratas, durante a vista a um condado fortemente conservador, onde Donald Trump venceu, em 2020, por uma margem de quase quatro para um.


Em Dawson Springs, o presidente norte-americano caminhou sobre destroços de casas reduzidas a escombros e árvores arrancadas, ao som das máquinas pesadas envolvidas nas operações de limpeza, e deteve-se a falar com algumas vítimas da tempestade.


Antes, em Mayfield, deu as mãos ao presidente executivo do condado de Graves e a um padre, em oração pelas vítimas, e revelou-se “impressionado como toda a gente está a trabalhar junta na recuperação” daquela cidade.


Mais de 30 tornados devastaram, no final da última semana, o Kentucky e sete outros Estados, causando a morte de pelo menos oito pessoas e deixando milhares de pessoas desalojadas ou sem energia elétrica.


Para além das mortes no Kentucky, os tornados mataram também pelo menos seis pessoas no Illinois, onde foi atingido o centro de distribuição da gigante do retalho Amazon.


Quatro pessoas morreram ainda no Tennessee, duas no Arkansas, onde foi destruído um lar de idosos, e duas no Missouri, devido à passagem dos tornados.


 


SYL // PDF


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário