03 Julho 2022, 21:59

Biografia imersiva de Frida Kahlo já pode ser visitada no Porto

© DR
Susana Faria Administrator

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

Flores, caveiras, animais, frutos e a dor de uma artista de saúde frágil, que apenas alcançou o reconhecimento depois de vida, são alguns dos elementos que podem ser encontrados na exposição «Frida Kahlo, A Vida de um ícone», que pode ser visitada até dia 28 de agosto, na Alfândega do Porto.

A vida da artista mexicana pode ser a partir de hoje explorada na Immersivus Gallery, através de uma experiência imersiva denominada de «Frida Kahlo, A Vida de um ícone».

O Mundo Atual embarcou, ao longo de 1 hora e 15 minutos, na viagem pela vida da diva mexicana, onde os visitantes são desafiados a percorrer conjuntos de instalações artísticas, alguns deles carregados de dor e onde não falta música típica do México.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



A viagem começa com o Altar, uma tradição típica mexicana, que é nada mais, nada menos de que um local onde os vivos se reencontram com os defuntos, e é sempre decorado com vários elementos, sendo as caveiras, flores, água e as velas os mais comuns.  

A história de vida de Frida Kahlo poderá também ser lida nos painéis que iluminam o corredor seguinte, onde é possível conhecer várias curiosidades sobre a curta vida da artista, marcada por um acidente que a deixou no hospital durante um mês a lutar pela viva e lhe roubou o sonho da medicina e da maternidade.

O produtor executivo da Immersivus Gallery, Edoardo Canessa, explicou ao Mundo Atual, que Frida nunca retratou o acidente nas suas obras, “porque não seria possível retratar tudo o que isso envolvia apenas num quadro”.

Toda essa dor e o momento do acidente de autocarro foram transformados numa instalação tridimensional que tem a sobreposição de cinco projeções diferentes, e onde é possível observar elementos como sapatos, um corpo caído no chão e um guarda-chuva, que é fundamental na narrativa, uma vez que foi graças ao esquecimento deste objeto que Frida entrou naquele autocarro. Todas as imagens são acompanhadas de sons de estilhaços de vidros que tornam a passagem pelo «multilayer» um dos momentos mais intensos da visita.

Edoardo Canessa salienta também que a representação do quadro «Hospital Henry Ford», que na exposição surge com a denominação de Convalescença, está carregada de dor, uma vez que” representa tudo o que a artista sentiu” após sofrer vários abortos, devido às sequelas deixadas pelo acidente.

Frida Kahlo é também sinónimo de cor, flores e animais e, nesta exposição, há um espaço onde se encontram todas essas paixões, o «Universo de Frida», que através da projeção de ícones gráficos nas paredes e no chão, transmite uma sensação de movimento infindável.

As crianças também podem fazer parte do Mundo de Frida Kahlo, já que que têm disponível um espaço de arte digital interativa para que possam pintar o retrato da artista e, de seguida, colocá-lo num scanner.

Exposição pode ser visitada até ao final de agosto

Emoções não faltam nesta exposição que, pela primeira vez, na Immersivus Gallery apresenta a possibilidade de os visitantes usufruírem de uma experiência de realidade virtual, de nove minutos, inspirada na vida e trabalho de Frida.

A visita termina nas furnas da Alfândega do Porto, num espetáculo audiovisual a 360º, de 30 minutos, que destaca os momentos mais enfáticos da biografia da mexicana.

A exposição «Frida Kahlo, A Vida de um ícone» vai estar no Porto até 28 de agosto e pode ser visitada de quarta-feira a domingo, entre as 14h30 e as 19h30. Os bilhetes podem ser comprados online e custam entre 10 e 14 euros.

Jordi Ferrés, diretor executivo do IDEAL Barcelona, revelou, em conversa com o Mundo Atual, que até agosto são esperados cerca de 50 mil visitantes.

Sem comentários

deixar um comentário