06 Outubro 2022, 05:31

Bolsa de Tóquio fecha a ganhar 3,46%

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Tóquio, 17 mar 2022 (Lusa) — A bolsa de Tóquio fechou hoje em alta, com o principal índice, o Nikkei, a ganhar 3,46%, para 26.652,89 pontos.


Já o segundo indicador, o Topix, cresceu 2,47%, para 1.899,01 pontos.


O índice Nikkei reflete a média não ponderada dos 225 principais valores da bolsa de Tóquio, enquanto o indicador Topix agrupa os valores das 1.600 maiores empresas cotadas.


As ações subiram em todos os mercados asiáticos pelo segundo dia consecutivo, impulsionadas pela força dos mercados de ações chineses, pela subida das taxas de juro anunciada pela Reserva Federal dos Estados Unidos e pelas esperanças de um avanço nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia.


O principal índice da bolsa de Hong Kong, a Hang Seng, subiu mais de 6%, enquanto as bolsas de Xangai (+2,6%), Seul (+1,8%) e Sydney (+1,1%) também estavam em terreno positivo.


A Reserva Federal norte-americana anunciou na quarta-feira um aumento da taxa básica em 0,25 pontos percentuais, pela primeira vez desde dezembro de 2018, uma decisão que os mercados haviam antecipado.


O presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, que disse que a economia dos EUA estava “suficientemente sólida” para absorver a subida dos juros, declarações que também tranquilizaram os mercados.


Os preços do petróleo também continuaram a cair na quarta-feira, regressando quase ao nível registado antes da à invasão russa da Ucrânia.


A promessa do Governo chinês, feita na quarta-feira, de apoiar os mercados de capitais para garantir a estabilidade, também ajudou os investidores.



VQ // EJ


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário