11 Agosto 2022, 01:42

Bolsonaro é o primeiro Presidente do Brasil a visitar oficialmente a Hungria

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Budapeste, 17 fev 2022 (Lusa) – O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, chegou hoje à Hungria, onde foi recebido com honras militares pelo homólogo húngaro, János Áder, numa visita que procura impulsionar as relações comerciais e a cooperação política entre os dois países liderados por governos de extrema-direita.


Bolsonaro é o primeiro chefe de Estado brasileiro a visitar a Hungria, um país com um governo e uma agenda de extrema-direita, com a qual o atual executivo do Brasil está em sintonia.


O Presidente brasileiro irá também encontrar-se com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, uma das principais figuras da direita populista na Europa.


Orbán foi um dos dois únicos líderes europeus a assistir à tomada de posse de Bolsonaro como Presidente do Brasil.


A visita do Presidente brasileiro à Hungria ocorre após uma viagem à Rússia, durante a qual se reuniu com o Presidente russo, Vladimir Putin, um líder com quem Orbán também tem uma boa relação.


Putin e Bolsonaro defenderam, na quarta-feira, um “mundo multipolar” e expressaram solidariedade com países “empenhados na paz”, embora nenhum dos chefes de Estado tenha abordado as tensões na Ucrânia.


Tanto a Rússia como o Brasil fazem parte dos chamados BRICS, uma aliança de potências emergentes que inclui também a Índia, a China e a África do Sul.



ATR // JH


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário