19 Junho 2021, 03:32

Câmara da Póvoa de Varzim aprova contas de 2020 com saldo positivo de 11 ME

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

O Relatório e Contas da Câmara da Póvoa de Varzim, referente a 2020, foi aprovado por unanimidade, refletindo um saldo positivo de 11 milhões de euros, a maior poupança dos últimos quatro anos.

Segundo o presidente da autarquia poveira, o documento, que tinha por base um orçamento de 64 milhões de euros, espelha que o Município “está numa situação financeira saudável e com contas consistentes”, apesar das contingências de 2020 devido à pandemia da Covid-19.

“As contas apresentam a maior poupança dos últimos quatro anos, com um diferencial positivo de 11 milhões de euros, que aumentou a capacidade de investimento do município. A realização da receita foi 85%, executando 55 milhões dos 64 previstos, enquanto na despesa houve uma realização de 84 %”, detalhou Aires Pereira.

O presidente de Câmara poveiro referiu, ainda, “uma execução de 18 milhões de euros em investimentos, correspondente a 78 % do previsto”, e partilhou “uma poupança de cerca de 4 milhões de euros, nomeadamente na aquisição de bens e serviços”.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



“Estes números refletem as nossas opções e capacidade de execução. Temos uma margem de endividamento de 45 milhões, sendo que a dívida total é de 18,6 milhões. Estamos numa situação financeira saudável e com contas consistentes que a todos nos deve deixar orgulhosos”, rematou Aires Pereira.

O documento foi aprovado pela maioria do PSD no executivo e mereceu voto favorável dos vereadores da oposição do PS, que referiram que os “números estão certos”.

“Surgiram gastos excecionais com a Covid-19, mas a despesa teve um decréscimo significativo em 2020. Por isso é que a poupança corrente também foi a mais elevada dos últimos anos. O Município está equilibrado e é isso que se pretende no caminho da sustentabilidade”, concluiu o vereador socialista José Milhazes.

Sem comentários

deixar um comentário