22 Outubro 2021, 19:22

Câmara de Gaia homenageia Ministra da Saúde com Medalha de Honra

© Amândia Queirós | Mundo Atual
Susana Faria AdministratorKeymaster

A Ministra da Saúde, Marta Temido, esteve hoje na Câmara de Gaia, onde foi agraciada com a Medalha de Honra pelo Município, devido ao trabalho que tem desenvolvido durante a pandemia e no processo de vacinação.

“Esta medalha é uma homenagem a todos os portugueses. É impossível esquecer o que passámos nos últimos tempos, a aflição, a tentativa de fazer mais e a dificuldade de ter meios suficientes. Esta foi a nossa realidade. Felizmente, tivemos a capacidade de nos unirmos e isso foi fundamental”, começou por dizer Marta Temido.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



A Ministra da Saúde frisou que a pandemia serviu também para tirarmos “lições muito importantes” que ficarão para o futuro.

“A forma como as pessoas vivem, os meios que têm em casa e a forma como conseguem receber as informações que lhes fazemos chegar, é decisiva para a saúde”, frisou.

Marta Temido, após a passagem pela Câmara, deslocou-se a um dos Centro de Vacinação de Gaia, o Pavilhão das Pedras, acompanhada pelo presidente Eduardo Vítor Rodrigues, tendo no local agradecido a todos os profissionais o empenho e a devoção que envergaram e que permitiu que o processo de vacinação corresse da melhor forma possível.

Horários dos Centros de Vacinação mantêm-se

No final da visita, Eduardo Vítor Rodrigues, questionado pelo Mundo Atual sobre possíveis alterações nos horários dos dois Centros de Vacinação em Gaia, e face ao que está a ocorrer no resto do País, deixou a garantia de que até ao final do mês, os horários mantêm-se inalterados e, por enquanto, também não haverá redução dos profissionais de saúde.

“Temos feito os contactos para garantir que toda a gente que não foi vacinada e, principalmente, os jovens consigam vir. Estamos a trabalhar com a carga toda. No final do mês e, de acordo com a evolução dos números de inoculados, haverá uma diminuição de horários e pessoal, que agora não consigo concretizar em termos de percentagem”, revelou o autarca, referindo que será feita uma reavaliação pelos serviços de saúde, pois o Município “está aqui apenas para corresponder e não para tomar decisões”.

Afluência dos jovens está acima da média nacional

Nas últimas semanas a afluência aos Centros de Vacinação é menor, devido à percentagem de pessoas completamente inoculadas, sendo que a principal preocupação está voltada para os utentes em idade escolar e, de acordo com o presidente, em Gaia, o processo de vacinação dos jovens “está a correr muito bem e a afluência “está acima da média nacional”.

“Em Gaia temos sentido uma grande afluência de jovens, em particular aos fins-de-semana. Hoje, por exemplo, estamos perante uma manhã de aulas e faz com que haja uma redução do número de pessoas. Acredito que vamos ficar com taxas elevadas de jovens vacinados”, acrescentou.

Sem comentários

deixar um comentário