26 Janeiro 2022, 20:06

Câmara de Santo Tirso destruiu 769 ninhos de vespa velutina em 2021

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Santo Tirso, Porto, 20 dez 2021 (Lusa) — A Câmara de Santo Tirso, distrito do Porto, destruiu 769 ninhos de vespa velutina em 2021, número que supera os registos de 2019 (506) e de 2020 (416), revelou hoje à Lusa fonte do município.


Os números de 2021 da autarquia do distrito do Porto têm por base a contabilidade feita até sexta-feira, assinalou a fonte.


O município dispõe de “uma equipa para a eliminação dos ninhos” que procede à destruição recorrendo ao “método de incineração”, acrescenta.


“No imediato, para dar continuidade ao processo de eliminação dos ninhos, o município tem prevista a aquisição de um ‘kit’ de inseticida, que permitirá reduzir a dificuldade de remoção de ninhos que não se podem incinerar (interior de habitações, proibição de uso de fogo, altura, etc.)”, avança a fonte da Câmara.


O município liderado pelo socialista Alberto Costa “tem ainda previsto investir em nova formação e proteção individual da equipa, bem como no reforço do atual equipamento de incineração”, acrescenta.


A vespa velutina, ou vespa asiática, é uma espécie predadora da abelha europeia que tem as patas amarelas e o corpo escuro, com um segmento laranja no abdómen.



JFO // JAP


Lusa/fim

Sem comentários

deixar um comentário