24 Maio 2022, 03:13

Carros elétricos históricos voltam a desfilar na marginal do Porto

mundoatual AdministratorKeymaster

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

Um carro “americano”, totalmente restaurado, regressa à circulação no próximo domingo, dia 15 de maio, liderando o já tradicional desfile de carros elétricos históricos, de forma a assinalar os 150 anos da viagem de inauguração oficial da primeira linha de transporte público, que marca as origens da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

No desfile, para além das 14 viaturas históricas que fazem parte do acervo do Museu do Carro Eléctrico, que irão percorrer a marginal do rio Douro entre o Infante e o Passeio Alegre, será recriado o percurso inicial da viagem de inauguração oficial do carro “americano”, que aconteceu exatamente há 150 anos, a 15 de maio de 1872, ligando a cidade do Porto a Matosinhos e Leça da Palmeira.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



Com a recriação da viagem de inauguração oficial da primeira linha de transporte público urbano, pelo sistema “americano” instalada em Portugal, iniciam-se as celebrações dos 150 anos de exploração do transporte coletivo na cidade do Porto e de Matosinhos pela empresa “Companhia Carril Americano do Porto à Foz e Matosinhos”, que mais tarde deu origem à STCP.

Os elétricos históricos partem do Infante pelas 15h30, juntando-se na Alfândega, ao “americano” para um percurso que fará uma paragem no Museu do Carro Eléctrico às 16 horas, para que os participantes assistam à encenação da parte final da viagem inaugural, ocorrida em Matosinhos no ano de 1872. A entrada no museu será gratuita ao longo do dia.

Pelas 16h30, o desfile prossegue até ao Passeio Alegre, seguindo o carro “americano” na frente do cortejo, fazendo a viagem de regresso, do Passeio Alegre para o Infante, retomando, de seguida, o seu posicionamento habitual na exposição permanente do Museu do Carro Eléctrico.

Os bilhetes do desfile têm o preço de oito euros para adultos e de cinco euros para crianças entre os 5 e os 12 anos, podendo ser adquiridos no Museu do Carro Eléctrico ou nos elétricos que integram o desfile, junto do guarda-freio.

Tags

Sem comentários

deixar um comentário