23 Outubro 2021, 00:14

Castelo de Paiva: Ponte histórica de Pedorido reabilitada com apoio de fundos europeus

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

A ponte histórica de Pedorido, Castelo de Paiva, vai ser reforçada e transformada em travessia pedonal, num investimento superior a meio milhão de euros, comparticipado por fundos europeus aprovados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). Atualmente a ponte velha de Pedorido, como é conhecida, encontra-se encerrada devido ao mau estado de conservação.

A obra, cujo financiamento foi agora aprovado, “permitirá recuperar integralmente o património e devolvê-lo à comunidade sob a forma de uma ponte para travessia exclusivamente pedonal”, descreve a CCDR-N em informação remetida à agência Lusa.

Em causa “um apoio de 444 mil euros a um investimento municipal que ascende a meio milhão de euros”, o que corresponde a 85% de comparticipação por fundos estruturais.

Para formalizar este apoio, o presidente da CCDR-N, António Cunha, desloca-se a Castelo de Paiva amanhã, dia em que se assinalam os 20 anos da tragédia de Entre-os-Rios, com a queda da ponte de «Hintze Ribeiro» que vitimou 59 pessoas.

A sessão de assinatura do contrato está agendada para as 09h00 com o presidente da Câmara de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha.

“Este ato reveste-se de especial simbolismo, quando se cumprem 20 anos sobre a tragédia da queda da ponte Hintze Ribeiro. É um ato de justiça para com um património histórico local de memória relevante, mas é também uma homenagem solidária à comunidade de Castelo de Paiva”, refere António Cunha.

 

Sem comentários

deixar um comentário