26 Janeiro 2022, 15:14

CDU/Porto quer que travessia entre cais do Douro e Afurada seja retomada em breve

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

A CDU quer que a Câmara do Porto contacte a Administração dos Portos do Douro e Leixões, entre outras entidades, para que a travessia fluvial entre o cais do Douro e a Afurada seja retomada “o mais breve possível”.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



Na proposta, que vai ser discutida na reunião de executivo da próxima segunda-feira, a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, apela para que a Câmara do Porto contacte a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e outras entidades envolvidas para que a travessia fluvial seja retomada “o mais breve possível”.

A CDU afirma que desde setembro de 2020 que a travessia fluvial do Cais do Douro (Porto) e Vila da Afurada (Vila Nova de Gaia) está “suprimida por decisão da APDL” e que tal acarreta “graves prejuízos para cidadãos locais, trabalhadores de várias zonas do Porto e da Área Metropolitana do Porto (AMP) e turistas”.

“O encerramento da travessia impede que muitos cidadãos, locais e turistas, estejam sem alternativa para esta travessia que é um serviço público, dado que a alternativa implica um percurso de cerca de 16 quilómetros, com custos financeiros e ambientais elevados”, nota.

A vereadora refere, ainda, que a Associação de Pescadores Profissionais e Desportivos do Ouro (APPDCO) manifestou interesse em “encontrar uma solução para reativar” a travessia em condições ambientais favoráveis, “mas até agora sem resultados práticos por parte das entidades competentes”.

Tags

Sem comentários

deixar um comentário