06 Fevereiro 2023, 22:51

Cerca de 48 concelhos do continente em risco muito elevado de incêndio

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Lisboa, 09 out 2022 (Lusa) — Cerca de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém e Faro estão hoje com risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


O IPMA colocou ainda em risco elevado de incêndio cerca de 80 outros municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Leiria, Portalegre, Santarém, Beja e Faro.


O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.


Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.


As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral Norte e Centro, nebulosidade que se estenderá gradualmente às restantes regiões a partir da tarde.


Há ainda possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e trovoada no interior durante a tarde e períodos de chuva fraca no litoral Norte e Centro a partir do fim da tarde.


O vento soprará em geral fraco predominando do quadrante leste, por vezes moderado nas terras altas, rodando para o quadranteoeste a partir da tarde.


Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste, em especial a norte do Cabo da Roca e uma descida da temperatura máxima, em especial no litoral Norte e Centro.


As temperaturas máximas vão variar entre os 18º em Braga e os 29º em Évora.



HN // JNM


Lusa/fim

Sem comentários

deixar um comentário