05 Dezembro 2022, 11:00

Chapéus e toucados expostos em Gaia até 3 de junho

mundoatual AdministratorKeymaster

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

Reunindo cerca de 50 chapéus e toucados utilizados pela sociedade portuguesa, ao longo dos séculos XX e XXI, a exposição “Toucados e Cerimónias” convida a conhecer a história deste acessório de moda através de uma das mais elegantes coleções do Museu da Chapelaria. Com entrada gratuita, a exposição fica patente ao público até 3 de junho, podendo ser visitada todos os dias, das 9h30 às 18 horas, no Solar Condes de Resende.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



Contando com um grande protagonismo na moda e na sociedade, os acessórios de cabeça foram símbolos de estatuto social, elemento identitário ou peça de glamour. Variavam na sua dimensão, forma, material e cor, de acordo com os eventos ou momentos do dia a que se destinavam.

Desde o nascimento e celebração de batismo, onde era comum o uso da touca, ao casamento onde a noiva usava um véu, um toucado ou um chapéu, passando pelas elegantes cartolas de brilho acetinado aos fantásticos acessórios de cabelo característicos das convidadas mais especiais, este elemento conferia elegância e expressão a quem o usava e estava presente em todos os marcos de vida mais importantes.

Embora associado frequentemente a famílias reais, hoje em dia já não é preciso ser-se princesa ou ir a um evento comemorativo para se usar livre e diariamente este acessório de moda.

Inspirados em diversos períodos da história e adornados com penas, joias e flores, os toucados ou fascinators, tornaram-se autênticas peças de design e de especial adoração por quem procura um toque de extravagância.

Sem comentários

deixar um comentário