06 Dezembro 2022, 01:37

Chefes de Estado da Libéria e do Senegal em Bissau para celebrações da independência e das Forças Armadas

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Bissau, 16 nov 2021 (Lusa) — A Guiné-Bissau assinala hoje o aniversário das Forças Armadas e o dia da independência com a presença de vários convidados internacionais, incluindo os chefes de Estado da Libéria e do Senegal.


Além do Presidente da Libéria, George Weah, e do Presidente do Senegal, Macky Sall, também vão participar na cerimónia o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, e o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas de Portugal, almirante Silva Ribeiro, que realizam também visitas oficiais ao país.


A cerimónia vai decorrer no estádio nacional 24 de Setembro e inclui uma parada militar, um discurso do chefe de Estado e um almoço oferecido pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, na presidência guineense, em Bissau.


As Forças Armadas da Guiné-Bissau foram criadas a 16 de novembro de 1964 pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).


O dia da independência da Guiné-Bissau assinala-se a 24 de setembro, mas o Presidente Sissoco Embaló decidiu adiar as celebrações para novembro por se encontrar na altura na Assembleia-Geral das Nações Unidas, a decorrer em Nova Iorque.



MSE // JH


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário