22 Janeiro 2023, 09:31

Ciberataques: Europol encerra uma das maiores plataformas de ‘hackers’ do mundo

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Haia, 12 abr 2022 (Lusa) – A Europol, a agência policial europeia, anunciou hoje o encerramento de uma das maiores plataformas de ‘hackers’ do mundo, que vendia acesso a banco de dados de várias empresas norte-americanas que tinham sido alvo de ciberataques.


A sua “infraestrutura” foi apreendida e o seu administrador e os seus dois cúmplices foram detidos, adianta a Europol, em comunicado.


Lançado em 2015, o ‘RaidForums’ tinha mais de meio milhão de utilizadores, de acordo com a Europol, e era um dos maiores fóruns de ‘hackers’ do mundo.


“Esta plataforma fez o seu nome vendendo acesso a bancos de dados vazados muito mediatizados de várias empresas norte-americanas em diferentes setores”, acrescentaram as autoridades policiais europeias.


“Os bancos de dados têm informações sobre milhões de cartões de crédito, números de contas bancária”, bem como nomes de utilizadores e palavras-chave associados necessários para aceder a contas ‘online’, referiu a Europol.


A operação batizada de “Torniquete” foi coordenada pela Europol que apoiou investigações nos Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Portugal e Roménia.


A operação foi o “culminar de um ano de planificação meticuloso entre as autoridades policiais envolvidas na preparação da ação”, rematou a Europol.



ALU // MSF


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário