14 Maio 2022, 21:10

Ciclista Amy Pieters recupera consciência quatro meses após queda em treino

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Redação, 28 abr 2022 (Lusa) — A neerlandesa Amy Pieters recuperou a consciência quatro meses após a queda sofrida durante um treino, indicou hoje a sua equipa, a SD Worx, precisando que ainda não é possível determinar as sequelas das lesões cerebrais da ciclista.


“A condição [clínica] de Amy Pieters alterou-se. Ela está consciente. Isto significa que consegue comunicar ligeiramente, de forma não verbal. Amy reconhece pessoas, entende aquilo que lhe é dito e é capaz de realizar mais e mais tarefas”, lê-se no comunicado da formação dos Países Baixos.


A nota esclarece que os médicos não conseguem ainda determinar “quais as sequelas residuais e as capacidades remanescentes” que a ciclista terá na sequência das lesões cerebrais que sofreu.


Pieters caiu, em 23 de dezembro passado, quando estava concentrada com a equipa de pista neerlandesa na região de Calpe, a norte de Alicante (Espanha), com a queda a ser provocada por toques entre as bicicletas das corredoras.


A ciclista, de 30 anos, foi submetida a intervenção cirúrgica para aliviar a pressão sobre o cérebro, tendo sido colocada em coma, no hospital de Alicante.


Em 06 de janeiro, Amy Pieters foi levada para um hospital nos Países Baixos, e, segundo o comunicado de hoje da sua equipa, desde meados de fevereiro tem seguido “um programa especializado intensivo de neurorreabilitação”.


A corredora neerlandesa é uma especialista de provas de pista, tendo sido três vezes campeã do mundo de madison. Foi também campeã europeia de estrada em 2019.



AMG // VR


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário