05 Julho 2022, 10:50

Cinema Trindade com programação especial de aniversário

Mundo Atual Administrator

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

O Cinema Trindade completou, a 05 de fevereiro, cinco anos da sua reabertura, numa comemoração que se prolonga por quase duas semanas. No total, são 38 filmes que compõem uma programação de excelência, norteada pela linha que tem orientado a ação ao longo dos anos: a forma como o cinema olha para a cidade e como a cidade olha para o seu cinema.

Na fachada há imagens delicodoces, há horários organizados em lista, há atores e atrizes mais ou menos (re)conhecidos a “piscarem” o olho a quem passa, para as mais recentes histórias que invadem o grande ecrã.

Américo Santos, distribuidor independente, impulsionador do cinema brasileiro em Portugal, responsável máximo de um dos festivais de cinema históricos do norte do país (Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira), tornou-se, em 2017, o programador e diretor desta sala histórica, com a exibição regular e diária de cinema no centro da cidade do Porto.

Roteiro de emoções

Há cinco anos, o Cinema Trindade, fechado durante mais de uma década, “voltou a ter vida”. Com mais de 100 anos de existência (a inauguração do espaço remonta a 1913), o novo Cinema Trindade aposta no cinema independente e de autor, sem esquecer os filmes dos grandes estúdios.

“A abertura teve um excelente acolhimento por parte do público, visível num certo revivalismo entusiasta que permitiu ao Cinema Trindade recolocar o seu lugar na memória da cidade”, refere o diretor, destacando os “novos hábitos, novos públicos e, sobretudo, um sentimento de pertença a um espaço devolvido à cidade”.

Ao longo dos últimos cinco anos, foram cerca de 40 mil os espectadores que passaram pelo Trindade, “considerando até os anos afetados pela pandemia”. Demonstra que, com toda a segurança, este acabou por ser um local de “fruição cultural intensa” mesmo durante os períodos menos felizes das nossas vidas mais recentes.

“O Cinema Trindade faz parte de uma espécie de roteiro de emoções, o que torna o Porto numa cidade com uma oferta bastante ajustada à sua dimensão”, refere Américo Santos, num balanço positivo sobre a adesão do público ao longo dos anos.

Momentos marcantes

Com duas salas em funcionamento em simultâneo, o Cinema Trindade tem sido passagem obrigatória de muitas das estreias mais aclamadas dos últimos anos – e de muitos espectadores, dos mais velhos ou mais novos, dos cinéfilos inveterados aos simples curiosos.

O Trindade preparou assim, de 5 a 16 de fevereiro, um programa especial com um total de 38 filmes em 12 dias, incluindo estreias nacionais e sessões especiais com a presença dos realizadores.

O programa vai contar com “uma antevisão exclusiva dos filmes que vão marcar o ano cinematográfico de 2022, através de diferentes geografias e sempre na companhia dos melhores realizadores”.

Pode consultar o programa especial de aniversário aqui.

Internacionalização no horizonte

O Cinema Trindade é um dos equipamentos abrangidos pelo TRIPASS, o cartão promovido pela Câmara Municipal do Porto que dá acesso privilegiado ao circuito de cinema no centro do Porto com descontos e outros benefícios. O cartão oferece um desconto de 25% sobre o valor do bilhete normal e pode ser utilizado já nas sessões deste aniversário.

O Trindade veste-se, assim, de futuro nos próximos dias, num programa que abre caminho e dá passos seguros para os próximos desafios.

“O grande desafio para os próximos tempos passará por uma clara aposta na internacionalização do Cinema Trindade, através de uma participação ativa nas redes de cinema europeias”, adianta o diretor, realçando o “estabelecimento de parcerias estratégicas com entidades do meio cinematográfico.

Tags

Sem comentários

deixar um comentário