08 Dezembro 2021, 10:07

Condições de crédito na zona euro mantêm-se para empresas mas endurecem para compra de habitação – BCE

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Frankfurt, Alemanha, 26 out 2021 (Lusa) – O Banco Central Europeu (BCE) considera que os bancos da zona euro mantiveram os padrões para os empréstimos às empresas no terceiro trimestre, mas endureceram as condições para os empréstimos às famílias para a compra de casa.


Na sequência do último inquérito sobre o crédito bancário, o BCE informou hoje que os padrões de crédito ao consumo e outros empréstimos às famílias também se mantiveram.


Um por cento dos bancos inquiridos disse ter tornado as condições dos empréstimos às empresas mais restritivas no terceiro trimestre (1% facilitou-as no segundo trimestre) e 8% disse ter tornado as condições dos empréstimos às famílias para aquisição de habitação mais restritivas (um por cento facilitou-as no segundo trimestre).


Um por cento dos bancos da zona euro aliviaram as condições dos empréstimos ao consumo no terceiro trimestre (foram mantidos no segundo trimestre).


Os bancos consideram que a melhoria das perspetivas económicas contribuiu para a flexibilização das condições de crédito às empresas, mas os custos de financiamento e a situação dos balanços levaram-nos a tornar mais rigorosas as condições dos créditos hipotecários.


“No quarto trimestre de 2021, os bancos esperam tornar mais rigorosos os padrões de empréstimos às empresas e à compra de uma casa e relaxar um pouco os empréstimos para consumo”, de acordo com o BCE.


Além disso, a procura de empréstimos das empresas e das famílias continua a subir.



MC // EA


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário