13 Maio 2022, 08:16

Continente e arquipélago da Madeira com risco muito elevado de radiação UV

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Lisboa, 10 mai (Lusa) — Todos os distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


O IPMA colocou também no arquipélago dos Açores as ilhas de São Miguel e Faial em risco elevado e Flores e Terceira em risco moderado de exposição à radiação UV.


A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.


Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.


Para as regiões com risco elevado, aconselha o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t’shirt’ e protetor solar.


O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado e vento fraco a moderado do quadrante norte, neblina ou nevoeiro em alguns locais do litoral oeste até meio da manhã e no final do dia e pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior.


As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 09 graus Celsius (em Viana do Castelo) e os 21 graus (em Portalegre) e as máximas entre os 22 (no Porto, Aveiro e Viana do Castelo) e os 33 (em Castelo Branco, Évora e Beja).


O IPMA prevê para hoje no arquipélago da Madeira céu pouco nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos a partir do final da tarde, vento fraco e subida de temperatura.


No Funchal as temperaturas vão variar entre os 19 e os 27 graus e no Porto Santo entre os 16 e os 22 graus.


Para os Açores estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento fraco a moderado.


Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão oscilar entre os 14 e os 20 graus, na Horta entre 15 e 21 e em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada entre os 14 e os 21 graus.



DD // VQ


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário