26 Janeiro 2022, 21:06

Convento de S. Gonçalo em Amarante reabre a 10 de janeiro após 16 meses de obras

mundoatual AdministratorKeymaster

A igreja e o claustro do convento de São Gonçalo, em Amarante, vão reabrir a 10 de janeiro, após a conclusão das obras em curso. Encerrados há 16 meses para obras de reabilitação, conservação e restauro, igreja e claustro voltam a abrir à comunidade em toda a sua beleza e esplendor.

 

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



A data da reabertura, 10 de janeiro, é o dia de S. Gonçalo, padroeiro da cidade e feriado municipal. A cerimónia de inauguração vai contar com a presença do presidente da autarquia, José Luís Gaspar, o padre José Manuel Ferreira e o Bispo do Porto, Manuel Linda.

A candidatura da paróquia de Amarante para a conservação e valorização do conjunto arquitetónico, conta com financiamento do Programa Operacional Região Norte, sob o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte.

“Desde o primeiro momento, o município é parceiro desta operação, dada a sua importância para a região Tâmega e Sousa e para a região Norte”, assinala a autarquia de Amarante. Os trabalhos contam, ainda, com o apoio de outras entidades como a Fundação Manuel António da Mota. “De incalculável valor histórico, arquitetónico, artístico e turístico, o edifício apresentava condições de conservação dramáticas, sendo urgente esta intervenção de requalificação e valorização”, recorda o comunicado, salientando que “desde a sua construção, no século XVI, nunca se realizou uma intervenção global no edifício”.

Sem comentários

deixar um comentário