21 Outubro 2021, 03:27

Costa convida Marcelo para almoçar quinta-feira em São Bento após Conselho de Ministros

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

O primeiro-ministro convidou o Presidente da República para almoçar em São Bento, na quinta-feira, após o chefe de Estado presidir ao Conselho de Ministros temático sobre florestas, que se realiza em Monsanto, em Lisboa.

Fonte oficial do executivo disse à agência Lusa que este almoço, que acontecerá depois de Marcelo Rebelo de Sousa presidir ao Conselho de Ministros a convite de António Costa, insere-se na iniciativa do primeiro-ministro de assinalar o fim do primeiro mandato do Presidente da República.

Há cinco anos, António Costa também convidou o então Presidente da República, Cavaco Silva, em fim de mandato, para presidir a um Conselho de Ministros, que se realizou seis dias antes de Marcelo Rebelo de Sousa lhe suceder nas funções de chefe de Estado.

Em 03 de março de 2016, o anterior chefe de Estado presidiu a um Conselho de Ministros sobre o mar no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, e António Costa justificou esse convite invocando uma tradição iniciada há 30 anos pelo então primeiro-ministro Cavaco Silva aquando do termo do segundo mandato presidencial de Ramalho Eanes.

De acordo com o artigo 133 da Constituição, faz parte das competências do Presidente da República “presidir ao Conselho de Ministros, quando o primeiro-ministro lho solicitar”.

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai jantar hoje com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, no Palácio de Belém, para assinalar o fim do seu primeiro mandato de cinco anos.

Segundo uma nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa fez este convite a Ferro Rodrigues para assinalar o fim de um mandato que, no seu entender, “se pautou por uma assinalável solidariedade institucional”.

 

Sem comentários

deixar um comentário