10 Agosto 2022, 21:47

Costa manifesta apoio de Portugal à entrada da Roménia na livre circulação europeia

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Bucareste, 19 mai 2022 (Lusa) — O primeiro-ministro manifestou hoje o apoio de Portugal à entrada da Roménia no espaço Schengen, de livre circulação europeia, e defendeu sinergias entre os dois países da execução dos respetivos planos de Recuperação e Resiliência (PRR).


Estas posições foram transmitidas por António Costa em conferência de imprensa, após ter estado reunido com o seu homólogo romeno, Nicolae Ciucâ, e os ministros da Defesa dos dois países terem assinado um acordo de cooperação militar, que revê e aprofunda um anterior acordo de 1995.


“Somos plenos apoiantes da adesão da Roménia ao espaço Schengen. Essa integração no espaço Schengen facilitará seguramente a circulação dos romenos em direção a Portugal, dos romenos residente em Portugal na vida ao seu país e o intercâmbio entre os dois povos”, afirmou o líder do executivo português, numa declaração em que elogiou o papel desempenhado pela comunidade romena em Portugal.


António Costa disse depois que, durante as conversações com o primeiro-ministro da Roménia, foram identificados novos domínios de cooperação nas áreas económica e energia.


“As oportunidades que os PRR abrem aos dois países oferecem também oportunidades de trabalharmos em conjunto, explorando sinergias e, com isso, rentabilizarmos os apoios concedidos pela União Europeia”, sustentou o primeiro-ministro português.


Antes, o primeiro-ministro romeno tinha demonstrado interessado em explorar parcerias com Portugal na área das energias renováveis e apontou que os dois países têm “interesses em comum” no domínio do desenvolvimento de baterias.


 


PMF // SB 


Lusa/Fim


 

Sem comentários

deixar um comentário