27 Setembro 2021, 23:29

Covid-19: Açores com 20 novos casos e 28 recuperações

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Ponta Delgada, Açores, 23 jun 2021 (Lusa) – Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 20 novos casos de covid-19, sendo um em São Jorge e 19 em São Miguel, e 28 recuperações, informa hoje o comunicado da Autoridade de Saúde Regional.


De acordo com a Autoridade de Saúde açoriana em São Miguel, há um caso positivo de “um viajante, residente na freguesia de São José, concelho de Ponta Delgada, com resultado positivo ao 6.º dia” e todos os restantes novos doentes “são referentes a transmissão comunitária”.


O concelho de Ponta Delgada conta hoje com oito novos casos (cinco em São José, dois em Fenais da Luz e um na Fajã de Baixo) e a Ribeira Grande regista sete novos casos (cinco na Conceição, um em Rabo de Peixe e um na Matriz).


No concelho da Lagoa há quatro novos casos (três no Rosário e um em Santa Cruz).


Em São Jorge há um caso positivo, em Velas, de “um viajante, não residente, com análise positiva ao 6.º dia”, refere o boletim diário da Autoridade de Saúde dos Açores, indicando que foram realizadas, nas últimas 24 horas, 2.880 análises nos laboratórios de referência da região e uma em laboratório privado não convencionado.


Também nas últimas 24 horas foram registadas 28 recuperações, 25 das quais em São Miguel, duas na Terceira e uma no Faial.


Hoje estão internados seis doentes (mais um do que na terça-feira), cinco no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, São Miguel, e um no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira.


Nos Açores não há nenhum doente internados com covid-19 em Unidade de Cuidados Intensivos.


O arquipélago conta presentemente com 304 casos positivos ativos, sendo 281 em São Miguel, 11 na Terceira, nove no Faial, dois em São Jorge e um em Santa Maria.


Estão ativas, no Faial, duas cadeias de transmissão local primária, uma na freguesia da Praia do Norte e outra em Castelo Branco, no concelho da Horta.


Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.185 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 5.713 pessoas e falecido 33.


“Desde 31 de dezembro de 2020 e até 17 de junho, foram administradas nos Açores 187.119 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 109.258 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 77.861 pessoas com ambas as doses”, no âmbito do Plano Regional de Vacinação, indica ainda o comunicado.


As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.


A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.884.538 vítimas mortais em todo o mundo, resultantes de mais de 179 milhões de casos de infeção diagnosticados oficialmente, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.


Em Portugal, morreram 17.074 pessoas e foram confirmados 866.826 casos de infeção, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.


A doença respiratória é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.



APE // MCL


Lusa/fim

Tags

Sem comentários

deixar um comentário