24 Janeiro 2022, 11:41

Covid-19: Angola está a registar aumento rápido de casos desde dia 15 deste mês

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Luanda, 21 dez 2021 (Lusa) — Angola está a registar um aumento de casos de covid-19, com a notificação de 655 novos casos, desde o dia 15 deste mês, com um óbito, disse hoje a diretora nacional de Saúde Pública.


“Nós estamos a registar desde o dia 15 de fevereiro um aumento e muito rápido de casos de covid-19”, disse Helga Freitas, em declarações à rádio pública angolana, quando confirmava a presença de uma virose em Luanda.


Helga Freitas disse que “provavelmente a vacinação está a ter o seu efeito”.


“Não nos devemos esquecer que temos em circulação no mundo a nova variante, Ómicron, que é cinco vezes mais rápida na transmissão da doença do que a Delta, por isso as pessoas devem fazer a sua vacinação (…) e completar o esquema de vacinação, isso é importante”, salientou.


Relativamente à virose, a diretora nacional de Saúde Pública disse que o país tem circulação comunitária do vírus SARS-COV-2, “pelo que a primeira hipótese de diagnóstico que se coloca é a covid-19”.


Segundo Helga Freitas, as pessoas que nos últimos dias têm como sintomas dores de cabeça, febres, dor na garganta, dores musculares, devem dirigir-se de imediato a uma unidade sanitária para confirmação de diagnóstico.


“É verdade que poderá ser uma simples virose, mas tem que ser confirmado, então devem dirigir-se a uma unidade sanitária para se fazer a confirmação de diagnóstico, pode tratar-se de uma virose ou tratar-se de covid-19 e aí sim já é mais crítico, porque é uma pessoa que vai transmitir a outras pessoas e esse é o procedimento que todas as pessoas devem ter”, disse.


Angola registou, nas últimas 24 horas, 480 novos casos de covid-19, sem notificação de óbitos, e 57 recuperados.


O país totaliza 66.566 casos confirmados, 1.738 óbitos, 63.879 recuperados e 949 ativos, desde o início da pandemia em Angola em março de 2020.



NME // JH


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário