30 Novembro 2021, 03:51

Covid-19: França deteta cinco casos de miocardite em pessoas vacinadas com Pfizer

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Paris, 30 abr 2021 (Lusa) – Cinco casos de miocardite, uma inflamação do músculo cardíaco, foram detetadas em França em pessoas vacinadas com a vacina da Pfizer, mas até agora não há ligação direta entre a doença e a vacina, anunciaram hoje as autoridades francesas.


“Até agora foram declarados cinco casos em França”, indicou a Agência Nacional de Segurança do Medicamento no ponto de situação semanal sobre os efeitos das vacinas contra a covid-19, citada pela AFP.


“Os dados disponíveis não mostram, até agora, elementos suficientes para concluir que a vacina tenha tido um papel, mas constituem um sinal potencial”, sublinhou a agência.


Antes destes casos detetados em França, tinham sido sinalizados casos de miocardite em homens jovens em Israel que tinham recebido a segunda dose da vacina Pfizer.


No total, desde o início da administração da vacina da Pfizer, foram detetados em França 16.030 casos de efeitos indesejados, na sua maioria “previsíveis e sem gravidade”, como dores de cabeça e dor no local onde a vacina foi aplicada.


Quanto à vacina AstraZeneca, reservada por enquanto às pessoas com mais de 55 anos, foi registado um novo caso de trombose ligada à vacina. Foram até agora detetadas 28 tromboses em França e oito mortes.


A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.168.333 mortos no mundo, resultantes de mais de 150,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.


 


CYF // FPA


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário