26 Janeiro 2022, 08:00

Covid-19: Israel vai doar aos países africanos um milhão de doses de vacina

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Israel vai doar um milhão de doses de vacina contra a covid-19 a países africanos, as quais deverão chegar a cerca de um quarto dos Estados no continente, anunciou hoje a embaixada de Israel em Lisboa.

Em comunicado, a representação diplomática indicou que o envio das vacinas, que decorrerá através do mecanismo Covax, que visa a aquisição e distribuição de vacinas contra a covid-19 para países mais pobres, deverá acontecer nas próximas semanas.

“Nos últimos meses, o Estado de Israel fortaleceu as suas relações com os países do continente africano, incluindo o regresso à condição de observador na organização da União Africana (UA). Esta significativa doação de vacinas, que chegará a cerca de um quarto dos países do continente, contribuirá para fortalecer os laços entre Israel e esses países”, lê-se no comunicado.

Sobre a Covax, um mecanismo global de distribuição de vacinas centrado em Genebra, para a aquisição e distribuição equitativa de vacinas conta a covid-19, Israel considera-o “produto de uma extraordinária cooperação global”.

“Para muitos países em desenvolvimento, esse mecanismo é a única forma de obter vacinas”, prossegue o comunicado.

“O Estado de Israel junta-se ao esforço internacional para imunizar as populações que não têm acesso às vacinas. Fico muito feliz com o facto de Israel poder contribuir e ser um parceiro na erradicação da pandemia em todo o mundo”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Yair Lapid, citado .

E acrescentou: “Enquanto as vacinas contra o coronavírus não forem distribuídas em todo o mundo para derrotar a pandemia, novas variantes irão surgir em áreas onde as taxas de vacinação são baixas”.

 

Sem comentários

deixar um comentário