26 Janeiro 2022, 21:02

Covid-19: Liga inicia processo de alteração para impedir jogos com menos de 13 jogadores

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Redação, 09 dez 2021 (Lusa) – A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) iniciou o processo de alteração regulamentar para impor o adiamento de um jogo sempre que uma das equipas não tenha um número mínimo de 13 jogadores disponíveis, anunciou hoje o organismo.


Concluída a reunião de diálogo social, na qual marcaram presença, para além da LPFP, a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) e o Sindicato de Jogadores (SJ), o organismo que rege os campeonatos profissionais deu conta que “já iniciou o processo de alteração regulamentar para que situações como a ocorrida no jogo Belenenses SAD-Benfica, do passado dia 27 de novembro, não se voltem a verificar”.


Para as diversas entidades ficou “patente a preocupação transversal e a vontade de construir em conjunto as soluções necessárias para antever e resolver as situações de excecionalidade que possam surgir”.


Esta alteração regulamentar, que “será sujeita a aprovação em Assembleia-Geral (AG) extraordinária da LPFP”, correspondendo à intenção mostrada pelos organismos responsáveis pelo futebol em Portugal, que se reuniram em 03 de dezembro, na Cidade do Futebol, em Oeiras.


Em causa está o ocorrido em 27 de novembro, quando, um surto do coronavírus SARS-CoV2 que atingiu jogadores, treinadores e elementos da estrutura do Belenenses SAD – 13 dos quais infetados pela nova estirpe Ómicron –, reduziu os ‘azuis’ a nove no embate com o Benfica, da 12.ª jornada da I Liga.


O encontro foi suspenso no início da segunda parte, aos 48 minutos, depois de os ‘azuis’ terem ficado sem o número mínimo de futebolistas legalmente exigido para o desenrolar de um jogo (sete).


Para a segunda parte do encontro, o Belenenses SAD regressou com apenas sete atletas, mas a lesão de mais um jogador originou o fim do encontro, que o Benfica vencia por 7-0.


A LPFP sustentou a realização do jogo com a ausência de um pedido formal de adiamento.


Entretanto, o jogo Vizela-Belenenses SAD, da 13.ª jornada da I Liga de futebol, previsto para segunda-feira, foi adiado para 02 de janeiro de 2022, atendendo a que “por decisão das autoridades de saúde, nomeadamente da senhora delegada de saúde, coordenadora do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Ocidental e Oeiras, médica de saúde pública, todos os elementos da Belenenses SAD estão em isolamento profilático de 27 de novembro a 10 de dezembro”.


Também o encontro entre Tondela e Moreirense, igualmente a contar para a 13.ª jornada da I Liga, que deveria ocorrer no sábado, foi adiado para 03 de janeiro de 2022, devido ao surto do coronavírus nos ‘beirões’, que solicitaram esta alteração à LPFP.



AJC (JP) // JP


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário