21 Outubro 2021, 05:58

Covid-19: Mais três utentes de lar de Alcáçovas morrem e total de óbitos sobe para 24

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Viana do Alentejo, Évora, 07 jan 2021 (Lusa) — Três utentes do lar da Misericórdia de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, distrito de Évora, infetadas com covid-19 morreram hoje e o total de óbitos na instituição subiu para 24, disse o provedor.


Em declarações à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Alcáçovas, João Penetra, indicou que duas destas mortes ocorreram no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e a outra aconteceu na instituição.


A mortes destas três utentes juntam-se a outra, também de uma idosa, ocorrida na quarta-feira, igualmente no HESE, pelo que o total de óbitos na instituição subiu para 24, adiantou o responsável.


O provedor da SCM de Alcáçovas assinalou que o lar da instituição antes de surgir a pandemia já tinha “20 utentes com a saúde muito débil”, mas admitiu que não esperava a morte de “quatro ou cinco” residentes que estavam numa “situação estável”.


Segundo o responsável, 62 utentes encontram-se no lar a recuperar da doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, enquanto outros quatro estão hospitalizados, três em Évora e um em Beja.


Quanto aos profissionais da instituição, referiu, 33 estão a cumprir quarentena e cinco já recuperaram da doença da covid-19, tendo um dele já regressado ao trabalho.


João Penetra notou que se mantém no lar a prestar apoio aos utentes uma brigada de intervenção rápida, com quatro elementos, e outros 24 profissionais de empresas privadas que foram contratados até ao final deste mês.


Portugal contabiliza pelo menos 7.472 mortos associados à covid-19 em 456.533 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).


O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos a partir das 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.



SM // MLS


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário