29 Novembro 2021, 21:34

Covid-19: Morreu um utente e infetados sobem para 62 em lar de Mogadouro

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Mogadouro, Bragança, 20 jan 2021 (Lusa) – O Lar São João de Deus, da Misericórdia de Mogadouro, registou a primeira morte de um utente e o número de infetados pelo SARS-CoV-2 subiu de 24 para 62 pessoas, disse hoje à Lusa o provedor da instituição.


“Temos a lamentar o óbito de um utente com 90 anos que se encontrava internado numa unidade hospitalar em Bragança e que tinha outras patologias associadas”, disse João Henriques.


Desde a última testagem, feita na terça-feira, “há mais 31 utentes e mais seis funcionários” com resultados positivos para a infeção pelo novo coronavírus.


“No decurso da anterior testagem, registamos 14 utentes e 10 funcionários que testaram positivo para a covid-19”, indicou o responsável.


O provedor disse ainda que, “durante quase um ano, foi conseguido que o novo coronavírus não entrasse nos três lares tutelados pela misericórdia e na Unidade Cuidados Continuados (UCC)”.


“É impossível conter a pandemia dentro de portas, quando o concelho se mantém em risco extremamente elevado, há várias semanas e meses consecutivos. A comunidade deve ser responsabilizada por esta situação vivida dentro dos lares”, vincou João Henriques.


Segundo o provedor, não há utentes hospitalizados e todos “estão assintomáticos ou com sintomas ligeiros, esperando que assim continuem”, disse.


O primeiro caso de infeção na Estrutura Residencial São João de Deus, que conta com 84 utentes e 64 funcionários, aconteceu no início de 2021.


Por outro lado, o provedor disse ainda que, nas outras valências da Misericórdia, já foram vacinados 85 utentes e 70 funcionários.


João Henriques disse que está a ser disponibilizada em permanência a evolução da situação epidemiológica vivida na instituição através da sua página oficial na Internet.


Segundo o último boletim epidemiológico emitido na quarta-feira pela Unidade Local de Saúde do Nordeste, a que Lusa teve acesso, o concelho de Mogadouro tem 172 casos ativos de covid-19.


A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.058.226 mortos resultantes de mais de 96,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.


Em Portugal, morreram 9.246 pessoas dos 566.958 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.


A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.



FYP// ACG


Lusa/fim

Sem comentários

deixar um comentário