08 Dezembro 2021, 15:01

Covid-19: Paquistão regista recorde de 201 mortes em 24 horas

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Islamabad, 28 abr 2021 (Lusa) – As autoridades paquistanesas registaram 201 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, o mais alto número diário de óbitos desde o início da pandemia.


Segundo o Centro Nacional de Comando e Controlo, nas últimas 24 horas registaram-se 5.292 novos casos de infeção com o novo coronavírus.


Desde o ano passado, o Paquistão registou 17.530 mortes por covid-19 e 810.231 casos.


O atual surto de covid-19 forçou o Governo do primeiro-ministro Imran Khan a destacar tropas para ajudar a cumprir as regras de distanciamento social nas cidades mais afetadas pela pandemia.


O país planeia impor um confinamento nas cidades mais atingidas na primeira semana de maio.


O primeiro-ministro tem resistido aos apelos a um confinamento nacional, devido ao seu impacto económico, mas já avisou que será forçado a fazê-lo se as pessoas não pararem de violar as regras de distanciamento social.


O surto no Paquistão ocorre num momento em que a vizinha Índia, com 1,3 mil milhões de habitantes, enfrenta um surto devastador. Só em abril, o país registou quase seis milhões de novos casos.


A explosão do número de casos, atribuída a uma variante do vírus detetada na Índia e a comícios eleitorais e festivais religiosos em grande escala, sobrecarregou os hospitais, onde faltam camas, medicamentos e oxigénio.


A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.122.150 mortos no mundo, resultantes de mais de 147,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.


A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.



FPA (PTA) // VM


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário