27 Janeiro 2022, 23:15

Covid-19: Patriarca Ecuménico da Igreja Ortodoxa infetado

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Istambul, 24 dez 2021 (Lusa) – O Patriarca Ecuménico da Igreja Ortodoxa, Bartolomeu, cuja sede se encontra em Istambul, foi diagnosticado com covid-19, disse hoje a instituição patriarcal na sua conta oficial no Facebook.


“Sua Santidade, o Patriarca Ecuménico Bartolomeu, foi diagnosticado hoje, 24 de dezembro, positivo para o coronavírus, como parte dos testes regulares realizados na sede”, lê-se na declaração, acrescentando que o religioso “mostra sintomas ligeiros por agora, mas está geralmente em bom estado”.


Bartolomeu, 81 anos, que está “totalmente vacinado”, foi levado a um hospital de Istambul para exames médicos preventivos, acrescenta-se na declaração, sublinhando que o patriarca instou todos os fiéis a serem vacinados “para o seu próprio bem e para o da sociedade”.


O clérigo, nascido na ilha turca de Gökçeada, ocupa o cargo de Patriarca de Constantinopla, o mais respeitado das Igrejas Ortodoxas, desde 1991, embora a comunidade de que é encarregue conte com apenas alguns milhares de pessoas na Turquia, bem como algumas congregações na Grécia.


A agência noticiosa turca Anadolu, citando fontes do patriarcado, afirma que Bartolomeu não participará na missa de Natal nem em atividades relacionadas com o feriado.



SMM // ACL


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário