26 Outubro 2021, 17:59

Covid-19: Reino Unido com 35 mil novos casos, 11 mil que não tinham sido notificados

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Londres, 17 dez 2020 (Lusa) – O Reino Unido registou 532 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas e 35.383 novos casos, embora este número inclua cerca de 11 mil que não foram contabilizados por erro no País de Gales na semana passada, segundo o Ministério da Saúde britânico.


O erro no País de Gales foi atribuído a uma operação de manutenção do sistema informático e mostra um agravamento acentuado das infeções nos últimos dias, e que levou o governo autónomo a apertar as medidas de distanciamento social e a decretar um confinamento após o Natal. 


Na quarta-feira tinham sido notificadas 612 mortes e 25.161 novos casos no total do Reino Unido.


Embora a mortalidade tenha estabilizado, registando uma média diária de 424 mortes nos últimos sete dias, o número de casos continua a acelerar, sendo a média diária da última semana de 20.993, mais 42% do que nos sete dias anteriores.


Numa reavaliação das restrições aplicadas localmente para combater a propagação do coronavírus, o ministro da Saúde, Matt Hancock, colocou mais oito regiões no nível mais elevado. 


Isto significa que, a partir de sábado, um total de 38 milhões de pessoas, equivalente a 68% da população da Inglaterra, vão viver sob as restrições mais apertadas, que incluem o encerramento de bares e restaurantes e proibição de convívio entre agregados diferentes em espaços fechados.


“Não devemos subestimar o desafio das próximas semanas. O inverno também traz desafios adicionais: as taxas são mais altas do que no verão, a estação mais fria aumenta o risco de transmissão (as pessoas têm maior probabilidade de estar dentro de casa), o risco de outras doenças respiratórias é maior e as pressões no NHS [sistema nacional de saúde] são, portanto, inerentemente maiores”, justificou o ministro.


Na Irlanda do Norte, alguns hospitais atingiram o máximo de capacidade e ambulâncias com pacientes têm de esperar várias horas por uma cama, noticiou a comunicação social local. 


Desde o início da pandemia covid-19, o Reino Unido contabilizou oficialmente 66.052 mortes de covid-19 e 1.948.660 casos.


A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.649.927 mortos resultantes de mais de 74,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.


Em Portugal, morreram 5.902 pessoas dos 362.616 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.


A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.



BM // FPA


Lusa/fim

Sem comentários

deixar um comentário