16 Agosto 2022, 14:19

Covid-19: Sobe para 11 o número de mortes na Misericórdia de Portalegre

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Portalegre, 23 nov 2020 (Lusa) — O número de vítimas mortais no surto de covid-19 em valências da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre (SCMP) subiu para 11, com a morte de mais três utentes no domingo, revelou hoje fonte da instituição.


“No domingo faleceram mais três utentes, três senhoras com mais de 80 anos”, disse Ana Bicho, da comissão administrativa da SCMP, em declarações à agência Lusa.


De acordo com a responsável, estão nesta altura infetados 63 utentes [dois dos quais hospitalizados] e 26 funcionários, tendo este surto de covid-19 na Misericórdia alentejana sido divulgado no dia 12 pela própria instituição.


A comissão administrativa da SCMP, desde o início do surto, decidiu efetuar alterações na estrutura organizacional dos serviços de forma a isolar os utentes infetados.


“Não está prevista transferência de utentes para outros espaços, esta é a casa deles. Só quando o quadro clínico se agrava muito são encaminhados para o hospital. Vamos fazer o nosso papel de cuidar e de manter os utentes na sua casa”, garantiu.


Ana Bicho indicou que na quarta-feira vão ser realizados novos testes na instituição a funcionários e utentes.


A responsável explicou ainda que os funcionários da SCMP estão a receber apoio nas suas tarefas diárias através de equipas da Segurança Social e de duas brigadas de intervenção rápida.


De acordo com o relatório publicado hoje pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), na sua página na Internet, o distrito de Portalegre conta com um total de 15 mortes associadas à covid-19, desde o início da pandemia.


No documento, é referido que o distrito de Portalegre registava 488 casos ativos, sendo a lista liderada pelo concelho de Portalegre, com 264 casos, seguindo-se Elvas, com 53 casos ativos, Crato (42), Nisa (35), Gavião (21), Arronches e Ponte de Sor com 19 casos cada.


O concelho de Marvão apresenta nove casos ativos, Campo Maior e Monforte com sete casos ativos cada, Castelo de Vide cinco, Avis e Fronteira com três casos cada.


Os concelhos de Alter do Chão e Sousel não apresentam hoje qualquer caso ativo.


No mesmo relatório, a ULSNA indica que foram feitos até hoje 26.746 testes de diagnóstico no distrito de Portalegre e que estão internados 31 infetados nas duas unidades hospitalares da região.


Em Portugal, morreram 3.897 pessoas dos 260.758 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.



HYT // MLS


Lusa/Fim

Tags

Sem comentários

deixar um comentário