15 Agosto 2022, 21:34

Coronavírus: UEFA cancela oitava edição da Youth League

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

A edição 2020/21 da UEFA Youth League, na qual iriam participar FC Porto e Benfica  , foi cancelada “devido à pandemia de covid-19 e aos seus efeitos na organização das competições”, anunciou hoje a UEFA em comunicado.

“Lamentavelmente, as condições para reiniciar esta competição internacional de futebol jovem não foram cumpridas nas atuais circunstâncias e tanto o Comité de Competições de Clubes da UEFA como a Associação Europeia de Clubes foram consultados e apoiaram a ideia de cancelar excecionalmente a UEFA Youth League esta época”, refere o organismo.

Na base da decisão estão as restrições nas viagens implementadas por vários governos europeus, de forma a conter a propagação do novo coronavírus, as quais “afetam os clubes participantes” e “criam grandes dificuldades para a organização dos seus jogos”.

“O Comité Executivo da UEFA sublinhou que não há possibilidade de adiar mais o início da competição e que a saúde e segurança dos jovens jogadores deve ser a principal prioridade”, salientou a UEFA, revelando que “dois clubes já se tinham retirado da prova”.

Face às dificuldades inerentes à crise mundial de saúde pública, a oitava edição da UEFA Youth League apenas iria começar no final deste mês e num formato diferente do habitual, sem fase de grupos e somente com eliminatórias.

FC Porto e Benfica seriam os representantes lusos na competição e já tinham adversários atribuídos.

Os ‘dragões’, vencedores em 2018/19, iriam defrontar os ucranianos do Shakhtar Donetsk, em 03 de março, enquanto os ‘encarnados’, finalistas da última edição, jogariam com os checos do Sparta de Praga, um dia antes.

Sem comentários

deixar um comentário