08 Dezembro 2021, 13:52

Covid-19:Vacinadas mais de 240 mil pessoas na segunda fase em Moçambique

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Maputo, 21 mai 2021 (Lusa) – Um total de 240.965 pessoas foram imunizadas contra o novo coronavírus na segunda fase de vacinação em Moçambique, a maioria na província de Maputo, disse hoje à Lusa fonte do Ministério da Saúde.


“Vacinamos para a primeira dose 240.965 pessoas, o que corresponde a uma cobertura de 96%”, disse Graça Matsinhe, chefe do Programa Alargado de Vacinação do Ministério da Saúde.


Para a segunda fase, que arrancou a 19 de abril e terminou no sábado, Moçambique pretendia imunizar, com a primeira dose, um total de 251.905 pessoas.


Segundo Graça Matsinhe, a província de Maputo, no sul do país, registou o maior número de vacinados, 98% da meta estabelecida.


“Foi a província que teve o maior grupo-alvo, um total de 50.975 pessoas”, referiu.


Os estudantes finalistas de medicina e os diabéticos não abrangidos na primeira etapa estavam entre os grupos prioritários.


O processo abrangeu ainda reclusos e funcionários prisionais, doentes com insuficiência renal, cardíaca e respiratória crónica, professores do ensino primário, pessoas residentes em centros de acomodação e membros da Polícia da República de Moçambique, sendo os três últimos com mais de 50 anos, bem como jornalistas.


O país espera receber, até ao fim deste ano, cerca de seis milhões de vacinas contra o novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde, que admite, no entanto, dificuldades devido à grande procura.


Moçambique tem ainda um total acumulado de 828 óbitos e 70.527 casos de covid-19, dos quais 97% recuperados da doença e 25 internados.



LYN // PJA


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário