04 Fevereiro 2023, 02:59

Devolver a qualidade à formação foi o primeiro objetivo da Direção

Filipa Júlio Administrator

Sporting Clube de Coimbrões
Santa Marinha

Existe há mais de um século, nasceu para a prática de futebol, e embora o ciclismo e o futebol de salão façam parte da sua história, são atualmente três as modalidades praticadas no Sporting Clube de Coimbrões, por atletas das mais diversas idades. A modalidade rainha do desporto português manteve-se até aos dias de hoje, o basquetebol, masculino e feminino, é imagem de marca do clube, e a patinagem artística, a mais recente secção, que também tem crescido a olhos vistos.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



As camadas jovens do Coimbrões sempre foram “reconhecidas pela sua qualidade, envolvendo muita gente, desde crianças a dirigentes e treinadores”, começou por sublinhar o presidente André Moreira. No entanto, o vazio deixado pela Direção, no ano passado, levou a que “muitos abandonassem, por não saberem qual seria o futuro do clube”.

Quando os atuais corpos gerentes tomaram posse, foram obrigados “a começar do zero”, como explica o responsável máximo ao Mundo Atual.

“Só tínhamos 40 miúdos e dois treinadores. Havia, inclusive, dívidas para com treinadores do ano passado e jogadores seniores. Tudo isso foi limpo, e começámos agora a introduzir qualidade ao nível do futebol de formação. Estamos a tentar trazer treinadores com qualidade, a dar-lhes ferramentas, para voltarmos aos níveis anteriores, ou até melhores”.

Já no que respeita ao Basquetebol, a secção funciona de modo autónomo e “é um projeto de continuidade, com uma estrutura sólida”, liderada por um vice-presidente que acompanha a modalidade no clube há vários anos.

A secção de basquetebol “é projeto de continuidade com uma estrutura sólida”

“As sub-14 foram campeãs distritais, na época passada, e ficaram em terceiro lugar a nível nacional. As sub-19 também chegaram à Fase Final. Na patinagem, as Blossom Roller, um quarteto, competiram no Campeonato da Europa, um feito inédito muito apreciado pelos adeptos”, destacou.

André Moreira admitiu que “a transição foi muito difícil”, pela necessidade de criar toda uma estrutura quase de raiz.

“Nas escolinhas «FutJovem» foi mais fácil. Já na formação, dos 10 aos 19, foi mais complicado. Conseguimos salvar a manutenção da equipa júnior e em todas as outras, com exceção dos sub-17. A partir daí, é melhorar o que temos e subir a equipa de sub-17”.

Quarteto «Blossom Roller» competiu no Campeonato da Europa de Patinagem Artística

Atualmente, o clube conta, com cerca de 150 atletas, e a mística – ou o acérrimo bairrismo – parece, aos poucos, regressar. De acordo com o dirigente, tal não acontece por acaso. É fruto de algumas iniciativas da Direção.

“Transformámos, por exemplo, uma garagem num ginásio, que é agora frequentado pela nossa formação. Se calhar, poucos são os clubes em Gaia que oferecem esta possibilidade de treino de ginásio. No ano passado, também criámos a escola de guarda-redes, do Helton, e, hoje, já temos treinadores de guarda-redes para todos os escalões. Palavra passa palavra, a qualidade puxa os miúdos ou a regressar ou a ingressar pela primeira vez”, conta.

André Moreira é natural de Paranhos, e é nessa freguesia portuense que ainda hoje reside. No entanto, os cinco anos dedicados ao clube enquanto jogador foram suficientes para se apaixonar pela mística, motivo pelo qual decidiu abraçar o desafio de manter o histórico clube gaiense à tona, após as vicissitudes sofridas.

NOME DO CLUBE: Sporting Clube de Coimbrões

FREGUESIA: Santa Marinha

ANO DE FUNDAÇÃO: 03/04/1905

PAVILHÃO: Municipal de Coimbrões

Nº ATLETAS: Média de 300

MODALIDADES: Futebol, Basquetebol e Patinagem Artística

MELHORES CLASSIFICAÇÕES:
VOLEIBOL:
Campeão Nacional Juvenis 1974 – 1975;
Campeão Nacional Minis B Fem. 2012 – 2013;
Campeão Nacional I Divisão 1983-1984/1986-1987/2014–2015;
Campeão Nacional II Divisão 1977-1978/1982-1984/2012-2013;
Campeão Nacional III Divisão 2011-2012;
TÉNIS DE MESA:
Campeão Nacional Iniciados Masculinos 2008-2009/2009-2010/2011-2012/2012-2013/2013-2014;
Campeão Nacional Infantis Masculinos 2010-2011/2011-2012;
Seniores Masculinos III Divisão 2010-2011;
PESCA:
Campeão Nacional de Alto Mar 1984;
Campeão Nacional de Mar 1990/1991;
Campeão do Mundo Burriana 1992;

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

Sem comentários

deixar um comentário