03 Julho 2022, 16:32

Dez mineiros desaparecidos em acidente numa mina na Polónia

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Varsóvia, 23 abr 2022 (Lusa) – Dez pessoas estão desaparecidas na sequência de um segundo acidente numa mina de carvão esta semana na Polónia, anunciou hoje a empresa mineira Jastrzebska Spolka Weglowa (JSW).


“Os socorristas estão sem contacto com 10 pessoas” que estavam na mina de Zofiowka (sul da Polónia)”, afirma em comunicado a empresa, que também é proprietária da mina de Pniowek, onde cinco pessoas morreram e sete desapareceram na sequência de uma explosão na quarta-feira.


De acordo com a empresa, a explosão ocorreu a uma profundidade de 900 metros às 03:40 locais (01:40 em Portugal) e foi acompanhada por uma grande fuga de metano.


Em 2018, cinco mineiros morreram na mesma mina, refere a agência France Press (AFP), adiantando que é o segundo acidente em quatro dias na Polónia.


Na quarta-feira, uma explosão de metano na mina de carvão de Pniowek, em Pawlowice, no sul da Polónia, matou cinco pessoas.


As operações de resgate estavam a ser realizadas por 13 equipas, mas tiveram de ser suspensas devido a um incêndio no local e à necessidade de proteger os socorristas, afirmaram os responsáveis da JSW.


O contacto com sete dos socorristas foi perdido durante a operação, segundo a empresa.


A Polónia, que ainda depende do carvão para cerca de 70% da sua energia, sofreu outros acidentes mineiros nos últimos anos.


Em março de 2021, dois mineiros morreram e outros dois ficaram feridos num acidente na mina de Myslowice-Wesola, no sul do país.


Em 2021, o setor mineiro empregava quase 80.000 pessoas na Polónia



HN // ZO


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário