29 Janeiro 2022, 11:01

Dezenas de milhares de pessoas sem energia elétrica no Reino Unido devido a tempestade

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Londres, 28 nov 2021 (Lusa) – Dezenas de milhares de pessoas na Escócia e no norte de Inglaterra ficaram hoje sem energia elétrica após uma tempestade com granizo, temperaturas negativas e perturbações em grande parte do Reino Unido.


As rajadas de gelo provocaram cortes de energia em torno da fronteira entre a Escócia e a Inglaterra, com a Northern Powergrid a dizer que registou 1.100 ocorrências que exigiram reparações significativas.


A empresa afirmou ainda estar a tentar restaurar o serviço a 40 mil clientes, enquanto a SP Energy Networks disse que 21 mil clientes ficaram sem energia este domingo.


“Apesar dos preparativos feitos, a tempestade Arwen resultou em danos de escala e intensidade não vistos durante 15 anos”, disse Rod Gardner, o principal gestor de incidentes da Northern Powergrid.


Os cortes de energia ocorreram quando os meteorologistas emitiram avisos de gelo e disseram que a noite mais fria da estação iria atingir partes do Reino Unido no domingo, com a queda de neve em todo o país e temperaturas a descer até aos 10 graus negativos em partes da Escócia e do norte de Inglaterra.


Algumas rotas de comboio, incluindo uma entre as cidades de Edimburgo e Newcastle, foram canceladas devido aos danos causados pela tempestade.


Pelo menos três pessoas morreram quando foram atingidas por árvores derrubadas por ventos fortes devido à tempestade Arwen que atingiu o Reino Unido na sexta-feira.


 


JDN // LFS


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário