09 Setembro 2022, 14:26

Dia Internacional da Juventude marca início de novo ciclo em Gaia

Filipa Júlio Administrator

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

A Câmara Municipal de Gaia vai, mais uma vez, “ouvir as preocupações” dos jovens e recolher os seus “contributos” sobre as políticas a desenvolver nos próximos anos, disse, ao Mundo Atual, o vereador do pelouro da Juventude, Elísio Pinto.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



A propósito do «Dia Internacional da Juventude», assinalado esta sexta-feira, 12 de agosto, no Parque da Lavandeira, o responsável fala do “encerrar de um ciclo para dar início a um novo”.

“Sabemos que as preocupações dos jovens são agora muitos diferentes das que partilharam há uns anos, quando se criou o Plano Municipal da Juventude. A Câmara Municipal de Gaia sempre deu ouvidos aos seus jovens, por isso, vamos novamente abrir essa oportunidade de diálogo”, acrescentou.

Nesta manhã de sexta-feira, terá lugar o «Laboratório de Avaliação do Plano Municipal da(s) Juventude(s)». Aprovado em 2017 pelo Conselho Municipal da Juventude, em reunião de Câmara e em Assembleia Municipal, o plano foi descrito, na altura, pelo presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, como uma ferramenta potenciadora “dos direitos e voz dos jovens” e da sua “participação no desenvolvimento” do concelho.

“Em Gaia temos esta forma de fazer política: com jovens, por jovens e para os jovens. Por isso, vamos primeiro ouvir o que os embaixadores jovens fizeram ao longo dos últimos anos, com muito empenho em entusiasmo. Mas queremos também escutar todas as juntas de freguesias, o tecido empresarial, ou seja, toda a comunidade, para que contribuam para este plano. O objetivo é responder às necessidades que estes jovens t terão daqui a dez anos”, disse Elísio Pinto.

“Gaia tem sido um farol”
Considerando que “Vila Nova de Gaia tem sido um farol a nível nacional e internacional”, o vereador sublinha que o município pretende “criar respostas” que motivem os jovens a fixar-se no concelho: “Queremos que se sintam integrados e não convidados a sair, como aconteceu em 2011”.

Para o vereador, o ciclo que se encerra esta sexta-feira “foi um sucesso”, destacando a Academia «Power UP», o Gaia Orçamento Participativo Jovem ou o «Roteiro Gaia és Tu» como três iniciativas que “muito aproximaram” os jovens do município.

Encontro Intergeracional
Elísio Pinto alinha pelas declarações do secretário-geral da ONU, António Guterres, que pediu que este Dia Internacional da Juventude se tornasse intergeracional. Assim vai ser em Gaia, pois no Parque da Lavandeira estará também a Academia Sénior de Pedroso.

Após o almoço-convívio, está prevista para as 15h30, uma dinâmica com grupos de interesse, denominada «Capital Jovem 2.0». O evento terá o seu ponto alto às 16h30, altura em que será apresentado o projeto «Nova Voz às Juventudes».

O objetivo é auscultar os jovens, cujos contributos servirão de base ao novo «Plano Municipal das Juventudes». A festa encerra com um «Cocktail Jovem», a partir das 17h30.

Tags

Sem comentários

deixar um comentário