14 Maio 2022, 04:41

Dia Mundial da Língua Portuguesa

Andreia Cavaleiro AdministratorBlocked

O Dia Internacional da Língua Portuguesa comemora-se hoje, dia 5 de maio. A data foi instituída em 2009 no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Com cerca de 293 milhões de falantes, o português é a 5.ª língua mais falada no mundo, a 3.ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do planeta.

“Este dia mundial é um reconhecimento justo da relevância global da língua portuguesa”. A afirmação, proferida por António Guterres, Secretário-Geral da ONU, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, acaba por traduzir a cada vez mais crescente importância da língua de Camões.
De acordo com dados divulgados no ano de 2021, a língua portuguesa é falada por cerca de 293 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a língua oficial de 9 países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), além da Região Administrativa Especial de Macau (China).

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



Na União Europeia, cerca de 3% da população fala português, sendo um dos 24 idiomas oficiais e de trabalho e a 3.ª língua oficial da UE mais falada no mundo.
O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi proclamado pela 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO), em novembro de 2019, na sequência da proposta de todos os países lusófonos, apoiada por mais de 24 Estados, incluindo países como Argentina, Chile ou Uruguai.

Museu da Língua Portuguesa em S. Paulo

São Paulo, a cidade com o maior número de falantes de português no Mundo, no Brasil, acolhe, desde 2006, o Museu da Língua Portuguesa. Em 2021, o espaço foi reconstruído no edifício da Estação da Luz depois de cinco anos de obras, após um incêndio que levou ao seu encerramento. Nos primeiros 10 anos, o Museu da Língua Portuguesa recebeu mais de 3 milhões de visitantes e 30 exposições temporárias, entre as quais se destacam as que celebraram os escritores como Clarice Lispector, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Jorge Amado, Agustina Bessa-Luís, entre outros.

33 países ensinam português

O português é já ensinado nos currículos nacionais de 33 países, havendo sobre ele estudos noutros 76, para o que contribuíram, em 2020, as 53 cátedras em funcionamento, 51 leitorados e 83 centros de língua portuguesa do Instituto Camões.
Estes números datam de maio de 2021 e foram os últimos avançados a este respeito pelo então chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, numa audição parlamentar na Comissão dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas. O ministro destacou ainda a existência de dezenas de milhares de alunos que estão a estudar português no mundo, realçando o exemplo do Senegal, Uruguai e China.
O ensino obrigatório do português verifica-se no Uruguai, na Argentina, na Venezuela, Zâmbia, República do Congo, Senegal, Namíbia, Costa do Marfim e África do Sul.

Língua tem 10 dialetos

Numa definição básica, dialeto significa a variação regional de uma língua padrão.
Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao estágio conhecido atualmente. O português europeu tem, então, 10 dialetos (ver gráfico abaixo).

CURIOSIDADES

  • O primeiro livro de gramática foi lançado em 1536 e foi escrito pelo padre Fernão de Oliveira;
  • O texto mais antigo escrito em língua portuguesa data do ano de 1175 e chama-se “Notícia de Fiadores”;
  • Dos cerca de 293 milhões de falantes de português, 73% são brasileiros, 9% angolanos, 9% moçambicanos e apenas 3% são portugueses;
  • A língua mais próxima do português é o galego português, falada no Oeste de Espanha;
  • “Quaisquer” é a única palavra em que o plural pode ser percebido no meio e não no final da escrita da palavra;
  • A maior palavra da língua portuguesa é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, com 46 letras e que se refere ao nome da doença causada pela inalação de cinzas vulcânicas, que ataca os pulmões.

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

Sem comentários

deixar um comentário