20 Setembro 2021, 07:09

Eduardo Vítor Rodrigues quer um reforço das creches em Gaia

© Amândia Queirós
mundoatual AdministratorKeymaster

O candidato do PS à Câmara de Gaia revelou algumas das medidas referentes à educação para os próximos quatro anos, em caso de nova eleição, onde é possível destacar “a preocupação com a integração das crianças na creche” e a criação de um programa de resposta fora do horário escolar para crianças do 2.º ciclo.

Eduardo Vítor Rodrigues além de querer manter e reforçar as medidas e programas existentes, como o «Gaia Aprende+», «Gaia Aprende+(i)» e passes gratuitos para os estudantes gaienses, tem nos planos um conjunto de novos desafios para apoio à educação e às famílias, “sempre baseados no princípio da universalidade, abrangendo as classes médias e os desfavorecidos”.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



Na área da educação, do programa para 2021-25, é possível destacar “a preocupação com a integração das crianças na creche, não só pelo desenvolvimento social e cognitivo que proporciona aos mais pequenos, mas também como resposta para a grande maioria dos pais, assegurando o cuidado pelos seus filhos durante o período laboral”, lê-se no comunicado.

O atual presidente da autarquia gaiense relembrou que está prevista a criação de um «voucher-creche», destinado a apoiar os custos suportados pelos pais, e também o alargamento da rede municipal de creches, em articulação com as IPSS, procurando captar fundos do PRR e dos Quadros Comunitários destinados a estas respostas sociais.

Criar uma resposta adequada às crianças na faixa etária dos 10 aos 12 anos, fora do horário das atividades letivas, é um dos grandes objetivos do candidato que quer implementar o programa municipal «Gaia Experimenta+», propondo, junto do Governo, a criação de um quadro jurídico, à semelhança do existente para a Escola a Tempo Inteiro no 1.º ciclo.

Já no período de férias de verão, a ideia passa por reforçar o programa «Gaia Férias+», que compreende também esta faixa etária.

Eduardo Vítor Rodrigues pretende ainda criar um Programa Municipal de Natação para todos os alunos do concelho, iniciativa que se alargará, ainda, aos idosos e pessoas com deficiências.

O candidato quer assegurar “o empenho contínuo na melhoria da qualidade das refeições escolares, reforçando os dias com refeições vegetarianas e, ao mesmo tempo, assumindo o empenho na inclusão de refeições de peixe fresco nas ementas escolares”, acrescenta a nota.

Sem comentários

deixar um comentário