04 Julho 2022, 00:21

Eletricidade de Moçambique assina novo contrato para fornecer energia ao Reino de Essuatini

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

 Maputo, 28 fev 2022 (Lusa) — A Eletricidade de Moçambique (EDM) assinou um novo contrato para fornecer energia ao Reino de Eswatini, indica uma nota oficial emitida hoje pela empresa pública moçambicana.


O contrato tem uma duração de 17 meses e prevê que a EDM forneça 20 megawatts de energia, quantidade que pode ser revista em função das necessidades da Eswatini Eletricity Company (EEC), indica a nota.


“A relação bilateral entre a EDM e EEC tem mais de uma década, sendo Moçambique e África do Sul os principais fornecedores de energia que aquele país importa para atender a mais de 70% das suas necessidades internas de consumo”, refere a nota.


O encontro em que o acordo foi assinado também serviu para análise de projetos futuros existentes entre as duas empresas, com destaque para a Central Térmica de Temane, que está a ser construída no sul de Moçambique.


“O projeto da Central Térmica de Temane inclui uma linha de transmissão entre Vilanculos [província de Inhambane] e Maputo, que se interligará ao sistema da Motraco, o mesmo que faz interligação entre Moçambique e Reino Eswatini”, referiu o presidente da EDM, Marcelino Alberto, citado na nota.


Em dezembro, a empresa Globeleq, principal acionista da Central Elétrica Térmica de Temane anunciou que garantiu o financiamento total do projeto, no valor de 652 milhões de dólares (576,4 milhões de euros), prevendo o início da produção de eletricidade para 2024.


EYAC (MBA) // PJA


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário