24 Setembro 2021, 09:18

Equipa portuguesa de râguebi participa em nova competição europeia de clubes

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Lisboa, 01 jun 2021 (Lusa) — Portugal vai participar numa nova competição europeia de clubes com uma equipa de jogadores portugueses dos campeonatos nacionais de râguebi, os Lusitanos XV, revelou hoje à agência Lusa o presidente da Federação, Carlos Amado da Silva.


A participação na prova será suportada por verbas da World Rugby, que concedeu à Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) o estatuto de alto rendimento, ao qual corresponde um apoio de 100 mil libras anuais (cerca de 115 mil euros ao câmbio atual), adiantou o líder do organismo que tutela a modalidade em Portugal.


Participam na nova competição europeia apenas clubes ou franquias dos países que têm disputado o Europe Championship de seleções nos últimos anos.


Os Lusitanos XV vão enfrentar-se numa fase de grupos frente a adversários de Espanha, Bélgica e Holanda, enquanto na outra ‘poule’ medirão forças os conjuntos da Rússia, Roménia, Geórgia e Alemanha.


Cada país está autorizado a escolher uma equipa representante que não tem de jogar exclusivamente com jogadores selecionáveis para a sua equipa nacional, mas a FPR vai optar por utilizar apenas jogadores elegíveis para os ‘lobos’ e que joguem em Portugal.


Uma decisão em linha, aliás, com a anterior equipa dos Lusitanos XV, criada em 2013 para disputar a Challenge Cup [equivalente à Liga Europa, no futebol] de 2013/14.


A equipa não teve seguimento após sofrer seis derrotas noutros tantos encontros frente a Stade Français (França), Cavalieri Ptaro (Itália) e London Irish (Inglaterra).


 


SYL // VR


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário